Ir para conteúdo
Mina do Azeche

Mina do Azeche

A mina do Azeche, localizada a sul da praia das Paredes da Vitória, constituiu, no âmbito português, um caso de pioneirismo de exploração de betume e asfalto.

É considerada a primeira exploração de hidrocarbonetos em Portugal. A sua exploração inicia-se em 1843 e a 27 de março de 1844 é redigido o seu primeiro Alvará.

A mina é explorada regularmente até 1848, ano em que a exploração é abandonada devido à falta de rentabilidade. Em 1856, depois de formada uma nova sociedade, os trabalhos são retomados. Durante esta segunda concessão, é construído um vasto complexo industrial como a fábrica da Mina, que albergava diversa maquinaria e caldeiras para destilação do asfalto, fornos de cal e telha, casas para os mineiros e uma fábrica de produtos químicos.

Os trabalhos acabariam por ser novamente suspensos em 1861/62, provando, novamente, a falta de rentabilidade da Mina. Até meados do século XX eram realizadas esporádicas extrações.

Durante o século XX foram realizadas diversas prospeções por engenheiros ingleses, entre as quais se destaca a de 1933 com a abertura de novas galerias e poços.

A dispersão dos bancos de asfalto, comprovam, novamente, a falta de rentabilidade da Mina.