Ir para conteúdo
Museu do Vinho de Alcobaça

Museu do Vinho de Alcobaça

Na antiga Adega do Olival Fechado, encontra-se o mais genuíno e rico espaço dedicado ao tema do vinho em Portugal.

Um santuário do vinho português, para amantes e conhecedores. Para o afirmar com segurança, basta referir que é neste museu que está alojado o património histórico da Junta Nacional do Vinho.

Pelas mãos do grande vitivinicultor, José Eduardo Raposo de Magalhães, surgiu a Adega do Olival Fechado, nos finais do séc. XIX, em Alcobaça.

De uma Adega moderna para o seu tempo, equipada com tecnologia de ponta da época, nasce um Museu Nacional, no séc. XX, pelo Eng. Manuel Augusto Paixão Marques, seu fundador, delegado da então Junta Nacional do vinho (J.N.V.).

A produção de vinhos da marca JEM (José Eduardo Magalhães) deu lugar, em meados do séc. XX, a uma indústria em larga escala, implementada pela recém-criada J.N.V.

Do legado museológico transparece hoje uma memória bem preservada da modernização operada na década de 40, aquando da aquisição do complexo da quinta do Olival Fechado pela J.N.V. aos herdeiros de José Eduardo Raposo de Magalhães, sendo deste período a transformação do espaço de adega em depósitos industriais, verticais, de vinhos brancos e tintos, segundo o modelo de Abel Pereira da Fonseca.

Um conjunto de coleções de grande valor histórico e patrimonial foi sendo constituído, a partir da década de 60, decorrente do encerramento de alguns dos armazéns da J.N.V., vindo a resultar no MAIOR E MAIS COMPLETO MUSEU DO VINHO NACIONAL.

O espólio do Museu conta com um importante acervo de mais de 10.000 peças móveis, de tipologias tão diversas como: enologia; etnologia; tecnologia tradicional; arqueologia industrial; artes gráficas, plásticas e decorativas.

As memórias da J.N.V. e do atual Instituto do Vinho e da Vinha estão aqui bem presentes, contribuindo para a indiscutível dimensão nacional deste impressionante Museu.

O acervo museológico é o mais completo do país na temática vitivinícola, abrangendo aspetos da cultura material do vinho de inquestionável valor histórico, científico, industrial e etnográfico que vão do século XVII ao advento do século XXI. Um verdadeiro Museu da Cultura do Vinho.