
Cerâmica
Alcobaça tem associado à imponência e grandeza do seu mosteiro, a tradição da indústria cerâmica. Visitar Alcobaça é também conhecer a história da cerâmica portuguesa, ligada aos monges barristas que com sete séculos de tradição fizeram desta região uma das mais importantes e desenvolvidas do sector.
Alcobaça possui um brilhante percurso histórico ligado à cerâmica que se impõe por um cunho económico e patrimonial de relevo. Dos monges barristas medievais à resplandecente loiça azul, associada ainda hoje ao imaginário comum português, o legado alcobacense foi forjado a pulso, tanto por oleiros artesãos como por empreendedores industriais e comerciais.
Ao longo do século XX, fábricas como a Raul da Bernarda, Olaria de Alcobaça, Elias & Paiva ou a Vestal, foram fundadoras de uma marca local ao diversificarem a sua produção através da assimilação de tendências nacionais e estrangeiras executadas pelos mestres pintores ceramistas autodidatas até incorporarem, mais tarde, a participação de artistas eruditos que viriam a potenciar uma progressiva produção moderna.
Empresários, técnicos e criativos concretizaram uma procura continua que viria a proporcionar uma ampla variedade de possibilidades ao nível de desenvolvimento cerâmico. Neste contexto de intensa criatividade e experimentação, a cerâmica artística de inspiração popular da primeira metade do século XX culminou, em pleno século XXI, na cerâmica decorativa contemporânea com fábricas renovadas e novas unidades fabris impondo-se no mercado internacional.
Permanece em defesa da memória histórica, o património museológico com a proeminência do Museu Raul da Bernarda (municipal) e do Museu de Cerâmica de Alcobaça (privado) com coleções significativas documentando os períodos evolutivos da cerâmica decorativa local promovendo uma programação que se constitui como um valor acrescentado e seguro do ponto de vista socioeducativo, cultural e turístico.
Curiosidade / desafio: em Alcobaça existe um Percurso recheado de peças de cerâmica inspirado no episódio de Inês de Castro d' Os Lusíadas. Aventura-te e descobre de que percurso se trata.