Ir para conteúdo
Grutas e Algares
Algar do João Ramos ou Gruta das Redondas

Grutas e Algares

A ação da água, ao longo de milhares de anos, sobre as camadas de calcário deu origem à formação de importantes grupos de cavidades naturais, utilizadas pelo ser humano ao longo dos tempos, com destaque para os vales da Ribeira do Mogo e do Rio Seco.

Muito em virtude da atividade arqueológica desenvolvida por Manuel Vieira Natividade, sobretudo na década de 1890, conforme relatam numerosos documentos datados, é que nos foram dadas a conhecer algumas dessas cavidades (grutas e algares) do Concelho de Alcobaça (verdadeiros tesouros pré-históricos).

Perto de Turquel, por exemplo, existem várias grutas pré-históricas, como a "Casa da Moira", "Cova da Ladra", "Algar de Estreito", "Algar de João Ramos" (Gruta das Redondas) e "Buraco de Moniz", e ainda sepulturas da idade do bronze e antas (grupo de rochas de grande dimensão constituído por uma laje assente sobre três ou mais pedras dispostas na posição vertical, formando uma câmara. Cada uma destas pedras pode pesar algumas toneladas. Formam um monumento tumular coletivo, sendo datados da pré-história, desde o fim do V milénio a.C. até ao I milénio a.C.).

A Gruta das Redondas ou Algar do João Ramos foi considerada, por Manuel Vieira Natividade, como a mais notável gruta, considerando-a uma estação típica do período do cobre. Nela foram encontrados inúmeros utensílios: um punhal, dois machados, duas pontas de lança, duas pontas de flechas… Para além destes objetos do período do cobre, foram também encontradas duas facas de sílex, dois machados, três placas de xisto, oito vasos de barro, um botão de osso, entre muitos outros.

Na Gruta da Casa da Moira, por exemplo, foram descobertas, por Joaquim Possidónio Narciso da Silva (arquiteto, arqueólogo, fotógrafo), diversas camadas de cinzas e ossos indiciando que o local teria servido de necrópole (antigo cemitério) aos povos primitivos.

O Vale da Ribeira do Mogo é outro dos locais de eleição de Manuel Vieira Natividade, tendo aí realizado várias campanhas arqueológicas, principalmente na Gruta das Calatras, encontrando um espólio lítico e cerâmico do período Neolítico.

 

Curiosidade: algumas dessas grutas e algares deram origem, ao longo dos tempos, a idílicas lendas. Como sempre, estas lendas podem assumir diversas formas, existindo em grande número e com variadíssimas versões, como resultado de séculos de tradição oral. Surgem como guardiãs dos locais de passagem para o interior da terra, os locais "limite", onde se acreditava que o sobrenatural podia manifestar-se (junto de nascentes, fontes, pontes, rios, poços, cavernas, antigas construções, velhos castelos...).