Ir para conteúdo
Artesanato

Artesanato

Artesanato é a arte, a obra, do artesão. Tradicionalmente, a produção artesanal tem caracter familiar, o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família na sua própria casa, realizando todas as etapas de produção, desde o preparo da matéria-prima até ao acabamento.

O artesão utiliza a matéria-prima da sua região e com o próprio trabalho manual produz objetos que retratam o modo de viver das gentes locais, as suas tradições e os seus costumes. Cada região possui um determinado conjunto de características específicas que a tornam única. O artesanato promove e valoriza a identidade e cultura regional, contribuindo para a preservação da sua memória e história.

No concelho de Alcobaça, podemos encontrar nas freguesias de:

Benedita, os trabalhos de cutelaria, marroquinaria e pedra; Turquel, os trabalhos feitos em madeira; Cela e Vimeiro, a cestaria em vime; na zona de Coz (Castanheira), as seiras de junco, ainda hoje utilizadas pela população que se desloca ao mercado semanal (segundas-feiras) de Alcobaça;

Vale a pena referir ainda que, embora industrializada, a faiança continua a ser uma tradição nesta região, onde podemos apreciar as famosas louças de Alcobaça, com fundo azul ou branco, com quadras escritas ou outros motivos, reproduzindo cerâmicas do século XVII.

 

Desafio

Vai até Coz e aprende a fazer uma seira de junco, lá encontrarás artesãos que te podem mostrar como é tecido o junco no tear e feitas as seiras! Diverte-te!