
Fósseis do concelho
Um fóssil é um resto ou um vestígio de seres vivos do passado. Os fósseis inteiros de seres vivos são muito raros, a grande maioria corresponde apenas às partes duras esqueléticas, como conchas ou ossos.
Como vestígio da sua existência (somatofósseis) consideram-se as partes mais ou menos completas do corpo, como ossos, carapaças, conchas, dentes, espículas, folhas, troncos, ou a sua impressão, por exemplo, um molde. Os vestígios da sua atividade designam-se icnofósseis e correspondem às pegadas, pistas de deslocação, galerias de habitação, ovos e excrementos.
Os fósseis são muito importantes porque permitem-nos saber que seres habitaram no planeta antes do Homem, em que ambiente viviam (terrestre ou marinho), como se deslocavam e até o que comiam.
No território concelhio encontramos inúmeros e diversos fósseis de Gastrópodes, Amonóides, Espongiários, Equinodermes, Braquiópodes, Polipeiros, Crinóides, Lamelibrânquios, Ostreídeos e ainda dentes de crocodilo, ossos e pegadas de diferentes dinossauros.
Os fósseis mais antigos encontrados na região de Alcobaça são do Jurássico e têm quase 200 milhões de anos!
Por exemplo, no litoral norte é fácil observar fósseis de amonites e belemnites. As amonites eram animais marinhos que viveram nos mares do jurássico e possuiam uma concha em forma de espiral, mais ou menos ornamentada, dependendo da espécie. Pensa-se que deslizavam no fundo do mar, mas teriam também a capacidade de nadar com a cabeça voltada para trás. Por outro lado, as belemnites, parentes afastados das atuais lulas, viveram no mesmo período que as amonites e igulamente em ambiente marinho mas o vestígio mais comum da sua existência é o seu esqueleto interno, designado rostro.
Curiosidade | Desafio:
Acredita-se que a presença de amonites piritizadas, ou seja, fósseis de conchas revestidas com o mineral pirite, o que lhes confere a cor dourada, esteja na origem do nome da povoação Pedra do Ouro.
Os fósseis são muito importantes para a compreensão e estudo da históra da Terra. Fazem parte do património natural e como tal não devem ser recolhidos. Aprende a reconhecer e a proteger os fósseis da tua região.