
Eugénio dos Santos
Eugénio dos Santos e Carvalho foi um grande arquiteto português que, no séc. XVIII, contribuiu para a transformação da cidade de Lisboa numa cidade moderna.
Nasceu em Aljubarrota em 1711, na freguesia de Nossa senhora dos Prazeres, e fez carreira como engenheiro militar e arquiteto do reino.
Quando a baixa de Lisboa foi destruída pelo terramoto e maremoto de 1755, Eugénio dos Santos fez parte da equipa de arquitetos do reino que teve de encontrar soluções para reerguer a cidade.
Dos vários projetos apresentados, o que mais agradou ao Marquês de Pombal foi o plano de Eugénio dos Santos pois defendia a construção de uma cidade nova, organizada, com ruas largas e paralelas e grandes praças. A mais importante era a Praça do Comércio (Terreiro do Paço), voltada para o Tejo, hoje uma das mais belas da Europa. Também desenhou os modelos das fachadas dos edifícios a construir.
Faleceu poucos anos depois (1760), mas as obras seguiram os seus planos e assim nasceu a magnífica Baixa Pombalina. Eugénio dos Santos, com o seu espírito moderno e criativo, marcou Lisboa e a arquitetura para sempre.