Ir para conteúdo
Virgínia Victorino

Virgínia Victorino

Virgínia Victorino nasceu em Alcobaça em 1895. Em 1914, partiu para Lisboa onde, no Conservatório Nacional, fez os cursos superiores de Piano, Canto e geral de Harmonia e de Italiano. 

Durante cerca de quatro décadas, lecionou as disciplinas de Português, Francês e Italiano no Conservatório e foi uma das primeiras colaboradoras da Emissora Nacional, onde dirigiu o Teatro Radiofónico. Nas letras destacou-se como poetisa e como dramaturga.

Por mérito, foi agraciada pelo Governo Português com o grau de oficial da Ordem de Cristo, em 1929 e com a Comenda da Ordem de Santiago, em 1932 e, do Governo Espanhol, recebeu a Cruz de Afonso XII, em 1930.

O seu primeiro livro, publicado em 1921, esgotou em apenas seis dias, tendo atingido doze edições em Portugal e duas no Brasil. Em 1928, Virgínia Victorino está entre os doze escritores mais popularizados em Portugal, sendo consideradas nesse grupo apenas duas mulheres. Das suas obras destacamos "Namorados" (1921), "Apaixonadamente" (1923), "Renúncia" (1926).

Faleceu em Lisboa em 1967, tendo sido então dado o seu nome a uma rua nessa cidade, o mesmo acontecendo na localidade que a viu nascer.