Ir para conteúdo
José Aurélio

José Aurélio

José Aurélio, nascido em Alcobaça em 1938, é uma figura maior da escultura, muito premiado em Portugal e no estrangeiro, estando representado em coleções e museus de Portugal, Brasil, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, E.U.A. e Japão.

Em Portugal, as suas obras escultóricas estão espalhadas por todo o país. Em Lisboa está uma das obras mais importantes da sua carreira: as oito gárgulas da Torre do Tombo. São peças gigantes, com 30 toneladas cada uma, feitas com pedra dos Moleanos. Para além da pedra, José Aurélio gosta de usar o ferro, o aço e o betão.

Pelo concelho de Alcobaça podemos, também, encontrar muitas esculturas suas, sendo as mais conhecidas a “Padeira de Aljubarrota” e o “Monumento ao General Humberto Delgado”.

É um escultor versátil, que se tem dedicado à ourivesaria e à medalhística, sendo frequentemente convidado a criar medalhas comemorativas.

José Aurélio, uma pessoa simples e discreta, tem sido um cidadão muito ativo e um sonhador. Entre outros projetos, fundou o “Armazém das Artes”(2007), em Alcobaça, um importante espaço dedicado à cultura.

 

Fonte: 

http://www.armazemdasartes.pt

José Aurélio – gestos e sinais, F. Mário Soares, 2001

 

Curiosidade

José Aurélio foi agraciado pelo Presidente da República em 2006, com a Ordem do Infante - Grau de Comendador, reconhecendo a sua atividade como escultor e como cidadão.

 

Desafio

Procura observar e fotografar uma obra de José Aurélio.