Ir para conteúdo
Pelourinho de Alpedriz

Pelourinho de Alpedriz

A povoação de Alpedriz foi conquistada ao domínio árabe por D. Afonso Henriques, em 1147. Recebeu o seu primeiro foral em 1150, das mãos do mesmo rei, que assim incentivava o seu povoamento. Em 1187, D. Sancho I entrega a vila como comenda aos freires da Ordem de São Bento de Avis. D. Manuel concedeu-lhe foral novo, em 1515.

A atual freguesia, integrada em Alcobaça desde o século XIX, possui um monumento geralmente designado como Pelourinho de Alpedriz, num largo central da povoação, junto à Ermida do Santíssimo Sacramento. A sua datação é incerta, para o que contribui a simplicidade dos elementos que restam: do original, existe apenas o fuste, este mesmo bastante intervencionado. Este fuste esteve levantado em posição distinta no mesmo largo, sobre uma base tronco-cónica alta e lisa. Foi derrubado em 1973, e reerguido sobre um soco de três degraus circulares, feitos de novo (mantendo a base). O fuste, que até então apresentava um forte adelgaçamento na metade inferior, aparentemente causado por desgaste (?), foi corrigido com cimento. Veio a ser novamente deitado por terra em 1992, e desta vez a sua reconstrução, a cargo da Junta de Freguesia de Alpedriz e efectuada em 1994, incluiu a feitura de uma base nova para a coluna, em substituição do anterior tronco de cone.

A plataforma é igualmente distinta, bem como o remate, até então inexistente. Assim, e ao presente, o pelourinho é constituído por um soco de dois degraus quadrangulares, de parapeito boleado, aparentemente antigos (?), sobre os quais assenta a base da coluna, desta feita constando de um grande paralelepípedo liso. Sobre este levanta-se directamente o fuste, cilíndrico e ligeiramente galbado, revestido com cimento. Termina com uma estreita moldura circular, e é rematado por uma cruz de época distinta do fuste. Está, pois, transformado em cruzeiro, fazendo conjunto com a ermida já citada. Note-se a intenção de fazer concordar a planta da base, feita de novo, com a dos degraus, possivelmente aproveitados de outro monumento.