
Manuel Vieira Natividade
Manuel Vieira Natividade nasceu no Casal do Rei (Aljubarrota) em 1860 e faleceu em Alcobaça em 1918.
Farmacêutico de profissão, foi também um empresário iniciador das indústrias de compotas e frutas em Alcobaça e um proprietário agrícola. Era muito curioso e ativo tendo deixado a sua marca em diversos aspetos da cultura e do desenvolvimento de Alcobaça.
Foi fundador e primeiro Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, em 1888.
Fundou a Escola Agrícola Feminina Vieira Natividade, em 1918, juntamente com Ana de Castro Osório e José Joaquim dos Santos.
Foi historiador, arqueólogo e etnólogo amador e efetuou diversas campanhas arqueológicas nas grutas e algares no concelho de Alcobaça. Para além da Arqueologia, Manuel Vieira Natividade dedicou-se a diversos temas da região alcobacense, nomeadamente à etnografia e folclore e estudou minuciosamente a iconografia dos Túmulos de Pedro e Inês, bem como o próprio Mosteiro de Alcobaça.
Foi também o patriarca de uma família incontornável da História de Alcobaça do século XX, dando início a um conjunto de coleções, nomeadamente cerâmica e chitas de Alcobaça, que viria a ser continuada pelos seus descendentes. Na sua residência, organizou, inclusivamente, um vasto e interessante espólio arqueológico, reunindo coleções de objetos do período neolítico, da Idade do Bronze, do Ferro e do período Romano; tratava-se de um acérrimo defensor da existência de um museu em Alcobaça.
Deixou várias obras escritas que são muito importantes para conhecer a história de Alcobaça.
Correspondia-se com intelectuais importantes do seu tempo, como por exemplo José Leite de Vasconcelos, que fundou o Museu Nacional de Arqueologia e a quem Vieira Natividade pediu para salvar um mosaico romano que tinha sido descoberto em Cós e que está hoje preservado nesse Museu, em Lisboa.
Recebeu a Medalha de Ouro da Academia das Ciências de Portugal e foi sócio de outras importantes associações como a Real Academia de História de Madrid, o Instituto de Coimbra, a Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos e a Associação de Arqueólogos Portugueses.
O espólio reunido por Manuel Vieira Natividade foi oferecido ao Estado Português e encontra-se guardado na casa onde ele viveu à espera que existam condições para a abertura de uma casa-museu.
Já foram escritos vários livros sobre ele, existe em Alcobaça uma rua com o seu nome e um monumento feito à sua memória pelo escultor José Aurélio.
Curiosidade/Desafio: Procura na Praça 25 de Abril (Largo do Mosteiro ou Rossio) qual é a casa onde viveu Manuel Vieira Natividade. Se procurares com cuidado encontras uma placa que explica tudo. E bem perto fica o monumento, que também fala de outras pessoas da mesma família. Fotografa as placas que lá estão e faz uma pesquisa na biblioteca sobre essas pessoas. Localiza no mapa de Alcobaça a rua com o nome desta personagem importante da nossa história. Fotografa a placa toponímica e faz um pequeno quadro para ter na sala de aula.