Ir para conteúdo

Os Romanos em Alcobaça

Dois séculos a.C. os romanos conquistaram a Península Ibérica. Depois de dominado o território, deu-se o processo de romanização. Pela primeira vez, surgiram vias que ligavam todo o império, cidades com aquedutos, banhos públicos, teatros, anfiteatros, sistemas de esgotos e tantas outras comodidades que ainda hoje são importantes.

Perto da região de Alcobaça, as cidades mais próximas eram Eburobrittium (nas Gaeiras, em Óbidos) e Collipo (perto da Batalha). Na zona do concelho, existiam alguns vici, como em Alfeizerão, onde existia um porto muito abrigado para as galeras que faziam o comércio. Também haviam várias villae, que produziam bens alimentares para abastecer as cidades. Conhecem-se, pelo menos três, em Parreitas, na Pederneira (concelho da Nazaré) e na Póvoa (Coz). Estas villae tinham uma casa grande, a do proprietário, ricamente decorada com frescos, mosaiscos e esculturas. Separados da casa grande estavam as oificinas, os celeiros e as casas dos trabalhadores que, muitas vezes, eram escravos. Na região de Alcobaça, a existência das lagoas da Pederneira e de Alfeizerão foram muito importantes, para as trocas comerciais, uma vez que era aqui que os barcos se abrigavam e aqui chegavam as vias terrestres.

Romanização: processo no qual os habitantes de uma região do imperio romano vão adotando a cultura e a organização dos romanos.
Vici: plural de vicus, que significa aldeia ou povoação mais pequena que uma cidade.
Villae: plural de villa, que significa grande propriedade rural do tipo quinta ou herdade.
Galera: tipo de navio muito utilizado na antiguidade. Havia os trireme, assim chamados por terem três filas de remos, nas quais cada remo tinha um remador. A vida nas galeras era muito dura.


Fonte: BARBOSA, Pedro Gomes (coor.) – A Região de Alcobaça na Época Romana, Alcobaça, Câmara Municiapl, 2008 (disponível na Biblioteca na Biblioteca Municipal de Alcobaça)

Alcobaça – Roteiro Cultural da Região de Alcobaça. A Oeste da Serra dos Candeeiros, Alcobaça, Câmara Municipal, 2001 (disponível na Biblioteca Municipal de Alcobaça)


Curiosidade/Desafio:
O Município de Alcobaça tem visitas à villa romana de Parreitas e ao seu pequeno museu. Ali, podem observar-se alguns objetos e construções que nos mostram a forma como viveram os romanos na nossa região. Nada melhor do que observar verdadeiros testemunhos do passado para como a romanização.