Ir para conteúdo

Castelo de Alfeizerão

Quase nada se sabe da ocupação muçulmana de Alfeizerão e muitos querem fazer crer que o nome da terra teria origem na língua árabe (por ser começado em ‘Al’) mas, até agora, não foi possível encontrar provas disso. Também há quem defenda que a primeira fortificação construída em Alfeizerão seria muçulmana, no entanto, os vestígios do castelo remontam à conquista de Alfeizerão por D. Afonso Henriques em 1147.

O castelo teria planta quadrangular, oito torreões e, isolada no pátio, uma torre de menagem.” O castelo deve ter sido muito importante na proteção da grande lagoa de Alfeizerão e do seu porto, que existiam naquele lugar na Idade Média. Quem nomeava o Alcaide-Mor do castelo era o Abade de Alcobaça.

No entanto, o que resta do castelo de Alfeizerão não foi ainda estudado de forma rigorosa, devidamente acompanhado pelo contributo arqueológico. A relevância estratégica da localidade no nascente reino de Portugal, em expansão para Sul perto de meados do século XII, certamente determinou um fenómeno de militarização da zona, que constituía um dos escassos portos de abrigo da perigosa costa atlântica a Norte de Lisboa. Com efeito, a cerca de 3 Km situa-se a localidade de São Martinho do Porto e o castelo é o principal ponto defensivo entre Peniche e a Nazaré, dispondo, aparentemente, de um pequeno porto de abrigo.

O castelo ergueu-se numa colina dominante sobre a costa e uma extensão de terra interior, a cerca de 45 metros de altitude. Apesar da destruição maciça da estrutura, resta uma pequena parte da muralha. Aparentemente, o recinto seria de planta quadrangular, defendido por oito torreões e integrava torre de menagem isolada no pátio, ligeiramente descentrada para o lado nascente (voltado a terra).

Escasseiam as referências à vida do castelo durante a Baixa Idade Média, mas o seu declínio está relativamente documentado, acompanhando o progressivo assoreamento do porto. No século XVI, este entreposto marítimo tinha ainda a capacidade para albergar 80 navios de grande porte, mas os séculos seguintes foram marcados por uma progressiva decadência.

O edifício do castelo foi parcialmente destruído pelo terramoto de 1755 e, o que ficou, foi-se degradando por já não ter importância na defesa militar do território. O que resta hoje do castelo é “um pano de muralha (…) que ligava dois torreões semicirculares”. Foi recentemente classificado como Sítio de interesse público e aguarda um estudo arqueológico sério que certamente nos dará muito mais pistas sobre o passado de Alfeizerão.


Torreão: torre larga e ameada que constitui o reduto de um castelo.
Torre de menagem: estrutura central de um castelo medieval, definida como o seu principal ponto de poder e último reduto de defesa, podendo em alguns casos servir de recinto habitacional do castelo.
Assoreamento: processo pelo qual o leito de um rio ou lago se eleva em função do acúmulo de sedimentos e detritos.

 

Fonte:
Alfeizerão: 500 Anos da Outorga dos Forais do Concelho de Alcobaça por D. Manuel I.
CARVALHO, L. (2011). Estudar História com os Pés na Terra
MARQUES, Z. (1994). “Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça