Ir para conteúdo

Castelo de Alcobaça

O castelo de Alcobaça é uma pequena fortificação situada num alto que domina toda a cidade de Alcobaça e o seu Mosteiro. Dali, era possível controlar as antigas vias que remontavam à época romana. Esse controlo era importante, porque era pelas estradas que passavam os produtos necessários à população. A tradição diz que o castelo foi edificado pelos Godos, sendo que apresenta uma planta irregular orgânica nos estilos românico e gótico.

Mais tarde, ali existiria um pequeno castelo muçulmano, conhecido por Alcacer-ben-el-Abbaci. A partir do século XII, com a conquista do território por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, o castelo foi reconstruído várias vezes. Era constituído por uma fortificação central rodeada por uma barbacã. A construção era vital para a defesa das povoações e dos seus habitantes, mas, sobretudo, com os restantes castelos situados a norte e a sul, esta fortificação constituía parte de uma linha de defesa norte/sul que acompanhava e dava força ao processo de conquista, pelos cristãos, de territórios muçulmanos.

Para além de fortificação, serviu de residência de abades e de prisão. Com os terramotos de 1422 e 1755, o castelo sofreu muitos estragos e acabou por ser abandonado. Hoje, apenas estão visíveis as fundações e a base das paredes.

O castelo de Alcobaça é um lugar privilegiado de observação do Mosteiro e de parte do território dos antigos coutos.

Fortificação: construção com muralhas com funções de defesa. São exemplos os castelos, os fortes e as cidades amuralhadas.
Fundações: alicerces de uma construção.
Barbacã: muralha mais pequena que antecede e rodeia a muralha principal.


Fonte: ANTÓNIO, Jorge (2006) – “Intervenção Arqueológica no Castelo de Alcobaça: campanhas de 2002-2004”. Al-Madan. IIª Série. 14: 23-32


Curiosidade/Desafio: Em torno de quase todos os castelos existem lendas. Diz a lenda que existe um túnel entre o Castelo de Alcobaça e o Mosteiro. Na verdade, nunca foi encontrado esse túnel, mais foi encontrado outro escavado na rocha que vem dos lados da Vestiaria. Ainda não se sabe se chegava ao castelo, mas é muito possível que assim fosse. Este túnel era uma mina de água e permitia o abastecimento dos seus construtores. Os castelos da Idade Média eram frequentemente cercados pelos inimigos e, para os seus senhores se reabastecerem com alimentos e em água, havia, de facto, necessidade de entradas e saídas secretas que muitas vezes, eram túneis. A lenda tem, pois, um fundo de verdade.