Ir para conteúdo

Rochas

Existem três grandes grupos de rochas: magmáticas, metamórficas e sedimentares. No Concelho de Alcobaça predominam as rochas sedimentares como os calcários, os arenitos, as margas e os argilitos. Estas rochas formam-se à superfície do planeta, com as condições de pressão e temperatura existentes neste ambiente e resultam da agregação de elementos herdados de outras rochas ou de organismos.

  • Calcários – rochas constituídas essencialmente por carbonato de cálcio. Com base nas condições de formações da rocha assim resultam rochas mais duras, ricas em calcite ou rochas mais porosas, habitualmente com fósseis. Em Alcobaça encontram-se calcários de várias cores, esbranquiçados, acastanhados ou azulados.
  • Argilitos – rochas formadas por acumulação de argilas. Têm a particularidade de serem duras quando estão secas, contudo tornam-se plásticas por adição de água. No concelho observam-se argilitos amarelados, acinzentados e avermelhados.
  • Margas – rochas formadas por carbonatos e por argilas em proporções aproximadas. São facilmente observáveis nas arribas do norte do concelho, particularmente na praia da Pedra do Ouro, onde exibem tonalidades acinzentadas.
  • Arenitos – rochas detríticas maioritariamente constituídas por grãos de areia que foram consolidados por um cimento natural (argiloso, carbonatado, ferruginoso). Também podem conter fósseis. No território concelhio observam-se arenitos grosseiros e de grão fino, de tonalidades amareladas e acastanhadas.

Sendo a nossa região tão rica nestes recursos é frequente encontrares pedreiras. Na Serra dos Candeeiros existem inúmeras pedreiras que extraem calcários, perto de Coz consegues observar um conjunto de barreiros de onde se obtém a argila e nas redondezas de Alpedriz vais, certamente, ver areeiros.

As rochas sedimentares têm muitas utilidades, por exemplo, o calcário pode ser utilizado na construção de casas, na pavimentação ou simplesmente como decoração, as margas são um recurso essencial para o fabrico do cimento, enquanto as argilas são a matéria-prima das telhas e tijolos.


Desafio: Recolhe várias amostras de areias e calhaus em praias, dunas e junto aos rios. Observa, utilizando uma lupa, e descreve cada um daqueles materiais. Tenta obter num barreiro ou numa cerâmica uma amostra de argila. Observa e descreve as suas propriedades a seco e quando adicionada água.