Ir para conteúdo

Vale da Ribeira do Mogo

O Vale da Ribeira do Mogo situa-se paralelamente à Serra dos Candeeiros, sensivelmente entre as povoações de Chiqueda e Ataíja.

Constituído por uma morfologia tipicamente cársica, a rocha predominante é o calcário (Jurássico Superior) e o relevo é produto dos cursos de água de origem superficial (das chuvas) que vão provocando a erosão da pedra, aumentando o vale, tornando-o cada vez mais fundo e ondulado, num processo muito lento que decorre ao longo do tempo. A paisagem é constituída por diferentes tipos de estruturas sedimentares calcárias, como por exemplo as grutas, que são uma importante característica desta serra.

A Ribeira do Mogo é um afluente do Rio Alcoa, isto é, vai desaguar neste rio, mais precisamente junto ao Poço Suão, a primeira nascente ativa das três principais nascentes do Rio Alcoa.

O rico ecossistema desta zona, ainda relativamente bem preservado, apresenta uma flora diversificada própria do carvalhal da Estremadura. Carvalho-cerquinho, Medronheiro, Pilriteiro, Urze-branca, Gilbardeira, Tomilho, Murta, Madressilva, Roselha e o Tojo são algumas das muitas espécies.

A fauna aí existente também é rica e diversificada, embora não muito visível. Mamíferos: lontra, gineta, sacarrabos, texugo, raposa, toirão, doninha, morcegos e coelhos. Aves: bufo-real, búteo, peneireiro, falcão-peregrino, melro-azul, entre muitas outras espécies.

A ocupação humana deste Vale conduz-nos à pré-história, pois foi este ecossistema que permitiu ao ser humano encontrar condições de habitabilidade, aproveitando as diversas grutas aí existentes que lhes serviam de abrigo. Manuel Vieira Natividade, ilustre alcobacense, testemunhou tudo isso, no final do século XIX, quando realizou várias campanhas arqueológicas em diversas grutas, recolhendo um espólio lítico e cerâmico significativo do período Neolítico, demonstrando a riqueza patrimonial deste magnífico espaço.

A riqueza do ecossistema, ainda relativamente preservado, em torno da Ribeira do Mogo, numa extensão de cerca de 6 km, é uma das principais razões para agendares uma visita.


Coordenadas geográficas: 39.5350000,-8.9386111