Ir para conteúdo
Formas de Relevo Cársico na Serra dos Candeeiros
Dolina (Lagoa do Cão, Aljubarrota)

Formas de Relevo Cársico na Serra dos Candeeiros

A Serra dos Candeeiros é uma estrutura anticlinal, ou seja, é uma dobra de grande envergadura, constituída por rochas calcárias. Para além da imponência desta serra, a paisagem é ainda marcada pela ausência de escoamento superficial de água e pela presença de rocha nua.
Uma das particularidades da rocha calcária é a sua dissolução por ação da água, ao longo de diáclases, o que origina fantásticos relevos alguns dos quais são observáveis nesta serra, por exemplo:

  • Lapa – cavidade que se desenvolve numa parede, que pode ter diferentes alturas e profundidades, desde dimensões semelhantes a um abrigo rochoso até dimensões que permitem abrigar pessoas e animais. Este tipo cavidade, devido ao seu fácil acesso, teve muitas utilidades ao longo dos tempos tendo servido de habitação, curral, sepultura ou mesmo local de culto (exemplo Lapeirão).
  • Algar – conduta vertical por onde a água superficial se perde em profundidade. Pode ser uma passagem acessível e conduzir até uma sala ou ser uma passagem estreita e impenetrável. A sua forma pode variar muito em secção, desde uma forma circular até uma irregular. Um algar é o resultado do alargamento de diáclases predominantemente verticais (exemplo Algar do João Ramos).
  • Dolina – depressão superficial fechada, de forma circular ou elíptica e de dimensões que podem variar entre dezenas e centenas de metros de diâmetro. Uma dolina pode ter a sua origem na dissolução superficial das rochas carsificáveis ou no abatimento do teto de uma galeria subterrânea. O campo de dolinas mais espetacular desta região localiza-se entre a Lagoa do Cão e os Covões.
  • Lapiás – este tipo de formas cársicas, embora de dimensão mais reduzida, são os que melhor evidenciam a existência de processos de dissolução à superfície. A sua classificação provém da morfologia e cobertura, por exemplo lapiás em mesa ou lapiás em agulha. São facilmente observáveis no topo da Serra dos Candeeiros, entre o Arco da Memória e a Portela do Pereiro.


Desafio: 
Recorrentemente a toponímia está relacionada com a topografia e com curiosas formas de relevo. Em relação às regiões cársicas, onde domina o calcário, é muito comum constatar que o nome das povoações está diretamente ligado à morfologia, por exemplo, o nome Covões remete para as inúmeras dolinas localizadas na zona. Conheces mais exemplos de nomes de povoações que estejam relacionados com as formas de relevo calcárias?