Ir para conteúdo

Extração do Calcário na Serra dos Candeeiros

O parque natural das serras de Aire e Candeeiros caracteriza-se por uma individualidade geológica e geográfica que, não só pela extensão dos afloramentos calcários, mas também, e sobretudo, por serem os mais significativos do país, levaram à criação desta área protegia em 1979, pelo decreto-lei n.º 118/789 de 4 de Maio.

Esta zona é ainda rica em calcário de cor clara e baixa dureza, muito utilizado tanto na construção da calçada portuguesa, como na de mosteiros (Alcobaça e Batalha). Hoje em dia é utilizado como rocha ornamental. Esta atividade remonta a épocas bem distantes. Contudo, a extração de calcário, foi efetuada de uma forma sistemática desde os princípios da nacionalidade. A construção dos mosteiros, primeiro o de Alcobaça e posteriormente o da Batalha, vieram dar a este tipo de rocha uma grande utilização. Desde a cal até à estatuária, foi utilizada em tudo o que era a construção.

Toda a sua extensão conta hoje com variadas e multifacetadas “Fábricas da pedra” como são designadas, que executam todo o tipo de trabalhos e produzem e exportam matéria-prima e materiais de construção para todo o Mundo. Neste início do séc. XXI, existem escultores, fábricas de lareiras, de cantarias, colunas, mosaicos e revestimentos para interiores e exteriores…Do calcário sai o pó para enriquecimento dos terrenos fabrico de rações para animais e para o fabrico de cal. A cal viva e hidratada são também usadas para estabilizar estradas pistas e aeroportos, canais de irrigação, barragens de terra e nas fundações dos edifícios. É usado como aditivo para a produção de cosméticos, tintas, plásticos, tintas de borracha, adesivos, betume e cerâmica cimento, ladrilhos, calçada e empregue no fabrico de loiças (especialmente sanitárias). É também utilizado na fabricação do papel (branqueamento), no fabrico do vidro, e nas fábricas de “curtimenta” das peles (couro).


Desafio: Nestas regiões desenvolvem-se várias atividades ligadas à extração e transformação do calcário. Investiga junto de um trabalhador desta atividade, tentando conhecer as profissões que lhe estão associadas e demonstrar o seu interesse económico. Partilha esse trabalho e os conhecimentos com os teus colegas.