Ir para conteúdo
Morcegos

Morcegos

Devido à existência de grande quantidade de grutas e outro tipo de cavidades rochosas nas Serras de Aire e de Candeeiros, não é de estranhar que existam no parque algumas que albergam algumas das maiores populações de morcegos cavernícolas do país (morcegos que habitam em grutas), como o Morcego-de-peluche, o Morcego-rato-grande, o Morcego-de-ferradura-mediterrânico e o Morcego-lanudo. Por conta da dieta baseada principalmente em frutas e por seus voos noturnos, os morcegos são importantes polinizadores e dispersores de sementes. Cumprem esse papel de forma mais eficiente que as aves. “Isso é essencial para garantir a saúde e a diversidade da flora e da fauna.

Diversas espécies com as quais os morcegos interagem têm importância econômica e, de graça, prestam serviços ambientais que, se cobrados, custariam uma fortuna. Durante os voos, ao defecar sementes ingeridas, ajudam a plantar uma floresta. Numa única noite, algumas espécies podem dispersar mais de 60 mil grãos.Segundo alguns estudiosos, “São as sementes dispersadas por eles que ajudam no processo de recuperação de áreas desmatadas ou na regeneração da vegetação de morros e encostas”.

Outro serviço prestado é o controle de pragas e insetos transmissores de doenças. Os morcegos são conhecidos por consumir até o dobro do seu peso corporal em insetos durante uma noite. Isso torna-os controladores naturais desses bichos, muitos dos quais pragas causadoras de danosà à saúde, à silvicultura e à agricultura. “Com a presença do morcego, a diminuição natural de mosquitos é significativa e anula a necessidade de utilizar pesticidas.

A preservação das áreas, no que refere à preservação da biodiversidade das espécies protegidas e interesse geológico destas áreas, exige da parte de todos os intervenientes, um especial cuidado. Deste planeamento deverão fazer parte as preocupações de educação e informação.

Curiosidades:

  • O morcego é um animal mamífero que possui a capacidade de voar.
  • Os estudiosos já catalogaram quase 100 mil espécies de morcegos, sendo que variam de cor, tamanho, peso e formato do corpo.
  • Alimentam-se, principalmente, de frutas, insetos, sangue de animais (poucas espécies hematófagas), peixes, néctar e pólen.
  • Ao voar a noite, utilizam um sistema de localização conhecido como bio sonar (emissão de ondas ultrassónicas através das narinas ou boca). Algumas espécies se orientam através dos ecos. Embora possuam este recurso, apresentam visão de boa qualidade.
  • Dependendo da espécie, a vida de um morcego vai de 10 a 25 anos de idade.
  • Podem transmitir a raiva para o ser humano, através da mordida com seus pequenos e afiados dentes.
  • São importantes para o perfeito funcionamento dos ecossistemas, pois atuam na polinização e na distribuição de sementes pelas florestas.
  • Atingem a maturidade sexual (período de reprodução) por volta dos dois anos de idade.
  • Habitam locais húmidos e escuros, principalmente cavernas e construções abandonadas.
  • Muitas atividades dos morcegos são realizadas no final da tarde e à noite.

 

Desafio: O que concluis acerca da importância da preservação do morcego nesta região?