Ir para conteúdo

Mata Nacional do Vimeiro

Junho de 2016, em visita de estudo com escolas do concelho. (Sofia Quaresma)
Junho de 2016, em visita de estudo com escolas do concelho. (Sofia Quaresma)

A Mata Nacional do Vimeiro tem cerca de 260 hectares sendo o pinheiro-bravo a espécie dominante (60%). O eucalipto também está presente, mas também o sobreiro e o carvalho-português. Na verdade, esta grande mancha florestal está dividida em quatro zonas, conhecidas como Mata da Roda, Mata do Canto, Mata do Gaio e Mata da Ribeira.

A Mata Nacional do Vimeiro pertenceu ao Mosteiro de Alcobaça até 1835 altura em passou a ser propriedade do estado; atualmente a mata é administrada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Na mata ainda existem três casas florestais que foram habitadas por guardas-florestais até ao século XX; são as chamadas casa do guarda e localizam-se no Gaio, Pedras e na mata do Canto.
Também na mata existem dois parques de merendas, um deles exatamente junto à casa do guarda nas Pedras e um outro na localidade do Gaio. A pena da Gouvinha é também um ponto de atração da mata: trata-se de um fontanário que foi muito importante para a população local até finais do século XX uma vez que, a população se abastecia de água neste local.

Esta mata ficará para sempre associada ao alcobacense Joaquim Vieira Natividade pois, entre 1930 e 1950, foi o local onde trabalhou e experimentou novas técnicas de cultivo de sobreiro, carvalho-português mas também de árvores de fruto. Essas parcelas experimentais, são um registo vivo da história da mata para além de encerrarem espécies já raras na região e, de grande beleza. Na mata é relativamente fácil observar algumas espécies de Fauna como os gaios, a águia-de-asa-redonda e os esquilos.


Sugestão: No primeiro parágrafo do texto são referidas 4 espécies de árvores presentes na mata. Quais são? Procura saber mais sobre estas 4 espécies, isto é, dedica-te um pouco ao estudo da botânica: como são as folhas destas 4 espécies de árvores? São folhas caducas ou persistentes? Em que altura do ano dão fruto? Essas árvores são típicas da floresta portuguesa (espécies autóctones) ou são espécies provenientes de outro país (espécies exóticas)? Faz uma tabela e reúne toda esta informação botânica.

Texto de Sofia Quaresma
Fonte: www.icnf.pt