Ir para conteúdo

Litoral Sul

O litoral Sul estende-se desde a praia do Salgado até São Martinho. Os últimos metros do areal do Salgado pertencem já ao concelho de Alcobaça. Segue-se depois uma zona de praia rochosa sem acesso por terra e, logo a seguir, surge a praia da Gralha. Aqui, volta a existir acumulação permanente de areia (praia arenosa) mas, a zona do Facho volta a ser rochosa. Depois temos uma concha quase perfeita; a baía de São Martinho do Porto que termina nas margens do Rio Tornada, terminando também aí o concelho de Alcobaça. Ou seja, no litoral Sul as praias arenosas, alternam com as praias rochosas. Tal, cria uma diversidade paisagística muito interessante nestes escassos Km de costa entre o Salgado e o Rio Tornada, ou seja, no litoral Sul existem arribas entre os 50m e os 110m de altura, mas também zonas planas e baixas (como toda a baía).

No que diz respeito à flora, as arribas são ocupadas por arbustos favoráveis à presença de pequenos mamíferos e ainda de alguns répteis, que por sua vez atraem aves de rapina, como a águia-de-asa-redonda e o peneireiro-comum.
Em São Martinho do Porto, as dunas têm extensão e largura significativa e, em alguns locais conseguimos até identificar as 3 etapas consecutivas da sua formação; duna embrionária, duna primária e duna secundária. Nestas dunas as espécies são várias entre elas, líquenes (associações de algas com fungos) e até de espécies vegetais sensíveis como a Herniaria maritima, que é uma planta que só existe em Portugal e que é protegida por lei.. Outras espécies muito comuns são Calistegia soldanela, Cakile maritima, Ammophila arenaria, Malcomia litorea e Eryngium maritimum, (Todas estas plantas têm nomes comuns que podem variar de região para região pelo que opta-se pelo nome em latim, sempre único e sem alterações). Esta vegetação permite que as areias estejam fixas. Assim sendo, o mar encontra uma barreira natural muito importante, pois a Terra atravessa um período de subida do nível médio do mar. Por isto, as dunas devem ser conservadas e visitadas apenas através dos passadiços de madeira que as atravessam. Na zona Norte da baía, a área dunar é muito mais estreita ou até inexistente.

Sugestão: com os nomes em latim referidos no texto, faz uma pesquisa na internet e descobre algumas das plantas dunares que existem no Litoral Sul. Depois, parte para a praia e procura-as circulando sempre nos passadiços de madeira. Com esta atividade podes perceber uma das tarefas de campo de um biólogo - identificar a flora dunar!

Texto de Sofia Quaresma.