
Fauna e Flora Ribeirinha
Quando falamos de fauna e flora ribeirinha estamos a referir os animais e as plantas das zonas junto aos rios e zonas húmidas. Diversos fatores hidrológicos, geológicos, climáticos e de uso do solo (por exemplo para construção ou agricultura) fazem com que a vegetação destas zonas seja específica, ocorrendo numa faixa geralmente pouco larga, ao longo dos cursos de água. Ocorrem sobretudo plantas tolerantes à oscilação dos níveis de água. Tais condições favorecem também que sejam habitadas por uma fauna que se adapte a esse típico habitat. Também se pode chamar a essas faixas de galerias ripícolas.
Em Alcobaça, ao longo de rios como o Alcoa e o Baça, ou da Lagoa de Pataias, encontramos plantas como canas, juncos, agriões, pinheiros, eucaliptos, salgueiros e acácias. Algumas dessas espécies são exóticas, isto é, são espécies introduzidas pelo homem, por vontade própria ou acidentalmente, que não eram originais da região, como as acácias e as canas. Estas espécies podem tornar-se uma praga, nascendo espontaneamente e invadindo terrenos onde, por ex., podem levar à extinção de espécies autóctones (plantas que são originalmente do local).
Todos os seres vivos dependem da água para viver. Os animais não são exceção e por isso é fácil encontrar grandes concentrações de animais junto aos rios ou mesmo dentro deles. Não apenas para beber. Muitos caçam ou pescam ali. A águia-pesqueira, como o nome indica, pesca peixes e já foi vista no concelho. O guarda-rios é uma ave que também se encontra nos nossos cursos de água.
Fonte: ADEPA
Desafio: Sai à natureza e tira as tuas próprias fotos! Elabora um dossier de estudo onde complementas as tuas fotos com a descrição dos animais e plantas que encontraste.