Ir para conteúdo
Fauna e Flora Litoral
Foto: Eduardo Barrento

Fauna e Flora Litoral

A fauna e a flora do litoral são muito condicionadas pela presença do mar e da areia, além do próprio clima. Os ventos predominantemente provenientes do mar trazem vapores de água salgada, o que condiciona o tipo de plantas aí existentes e até o seu crescimento: os pinheiros plantados muito perto da praia não crescem acima das dunas. Muitas espécies de plantas apresentam folhas pequenas e delgadas (por vezes em forma de picos) de forma a evitarem a forte evaporação causada pelo elevado número de horas de exposição ao sol. As plantas da costa têm um papel importante na consolidação dos solos arenosos, evitando que o vento sopre as areias com o resultante avanço do mar. O famoso Pinhal de Leiria ou Pinhal do Rei, mandado plantar pelo rei D. Dinis no século XIII, é um exemplo do uso das plantas para conquistar terra ao mar.

Nas dunas podemos encontrar plantas como o estorno, Eruca-marinha, Couve-marinha, Cordeiros-da-praia, Feno-das-areias, Cardo-marítimo, Aroeira, Camarinhas, Bocas-de-lobo, Sabina-das-praias, Pinheiros e medronheiros.

Quanto à fauna, sempre condicionada pelo habitat, podemos encontrar aves marítimas como gaivotas e corvos-marinhos, mas também limícolas como o pilrito ou o borrelho. Nas zonas escarpadas (com rochas) nidificam o Falcão-peregrino, o Peneireiro, pombos, andorinhas e andorinhões.

Fonte: ADEPA


Desafio:
Quando fores para o campo, tenta perceber quantas espécies diferentes há em determinada zona. Usa binóculos e um manual de aves, mamíferos e ou plantas.